21/11/2013

BEST OF 2013

2013 está quase a acabar e pelo que já andei a ver, até ao final do ano, não vai sair nada de jeito - a não ser que o R. Kelly ou o PSY façam um milagre. Portanto, parece-me justo fazer o meu top 3 dos álbuns que, na minha opinião, mandaram os outros todos dar uma volta ao bilhar grande.

A.M. - ARCTIC MONKEYS    5/5

Não há muito para dizer, sinceramente. O álbum é genial. Não fosse o "Favourite Worst Nightmare" mais genial, o "A.M." seria o meu álbum favorito dde ARCTIC MONKEYS. Mas qualifica-se para ser o meu favorito do ano. É considerado o maior sucesso da banda até à data, e percebe-se porquê. Muito mais trabalhado, muito mais "estúdio" e menos "quatro putos a tocar numa garagem", as influências são vastas e notórias. Uns toques de hip hop, blues rock e soul, criam um ambiente sombrio e intimo em cada canção. As colaborações dos veteranos Josh Homme, Billy Ryder e Pete Thomas ajudam à maturidade que se sente e ouve. E é por isto que "A.M." é, para mim, o melhor álbum do ano.

Destaque para as canções: "Do I Wanna Know?", "R U Mine?" & "I Wanna Be Yours".



YEEZUS - KANYE WEST    5/5

KANYE WEST volta a dar cartas da sua genialidade incompreendida. As samples estão lá. As colaborações também (de referir Justin Vernon, Kid Kudi, Frank Ocean e Daft Punk). As criticas e o ego maior que Júpiter também. Então o que há de diferente? "Yeezus" tem uma abordagem mais minimalista que o seu antecessor, mais sombria e mais rockeira. Explora elementos de industrial rock (NIN, Marylin Manson, etc) com bases electrónicas, sintetizadores e auto-tunes quase impossíveis de decifrar. É um álbum agressivo e hostil mas que nunca perde a sua raiz. Esta analogia a Jesus (Yeezus = Jesus) ganha forma na música "I Am God" que mostra perfeitamente o tamanho do ego de Kanye West. E as criticas sociais continuam bem visíveis em "Black Skinhead" e "New Slaves". "Yeezus" personifica perfeitamente o génio de Kanye West. Para mim o melhor álbum de hip hop do ano.

Destaque para as canções: "Black Skinhead", "Blood on the Leaves" & "Guilt Trip"
   


RANDOM ACCESS MEMORIES - DAFT PUNK    5/5

Apesar de "Get Lucky" ser quase o novo hino de discoteca, não é nem de longe, nem de perto a melhor música do álbum. "Random Access Memories" tem pérolas tão grandes como a carreira de DAFT PUNK, tais como "Lose Yourself to Dance" ou "Instant Crush". É o álbum mais aclamado do grupo, e com maior sucesso até à data. A sonoridade continua tão própria como se fosse o "Homework" (primeiro álbum de estúdio do grupo). O álbum homenageia a era musical de finais dos anos 70, início dos anos 80. Electrónico na sua base, tem uma Miami vibe que nos transporta aos anos 70/80 (lá está!) e influências de bandas dessa altura, como: Fleetwood Mac, Eagles e Michael Jackson. Julian Casablancas, Pharrel Williams e Panda Bear são apenas algumas das colaborações que fizeram com que "Random Access Memories" fosse um dos melhores do ano.

Destaque para as canções: "Instant Crush", "Lose Yourself to Dance" & "Give It Back to Music"


Destaque para os seguintes álbuns, que apesar de não me apetecer escrever sobre eles, merecem ser ouvidos. Em repeat. 



#1. SETTLE - DISCLOSURE //// #2. MECHANICAL BULL - KINGS OF LEON //// #3 SAVE ROCK AND ROLL - FALL OUT BOY //// #4. MODERN VAMPIRES OF THE CITY - VAMPIRE WEEKEND //// #5. NOTHING WAS THE SAME - DRAKE //// #6. REFLEKTOR - ARCADE FIRE


Sem comentários:

Enviar um comentário